fbpx

Casa inteligente: descubra as respostas para cinco dúvidas comuns sobre o assunto

14/07/2021 – Conhecer

Compartilhe:

Tire suas dúvidas sobre casa inteligente. Foto: bbernard/Shutterstock

Ter uma casa inteligente não é mais uma realidade distante! Cada vez mais pessoas buscam as facilidades de um ambiente totalmente conectado, adaptado à rotina e com a praticidade dos comandos por voz – no entanto, ainda são muitas as dúvidas acerca do tema. Para trazer o seu lar para o futuro sem receios, o blog responde as cinco mais comuns.

Quais dispositivos inteligentes podemos encontrar?

Já existem diversos equipamentos inteligentes disponíveis, e o leque está cada vez maior! No momento, você pode desfrutar de itens de segurança (como fechaduras digitais, detectores de fumaça, câmeras e sensores de movimento, portas e janelas), lâmpadas, ar-condicionado, televisões, aparelhos de som, lava e seca, tomadas (que permitem ligar e desligar seus eletroportáteis comuns através do comando de voz ou toque no smartphone), robôs aspiradores e até cafeteiras e refrigeradores. Além, é claro, dos smart speakers com assistentes virtuais, que conectam tudo isso para que o acionamento por voz seja mais fácil, e ainda trazem a possibilidade de criar rotinas e ações em cadeia, além de ouvir música, notícias e muito mais.

Foto: Proxima Studio/Shutterstock

Preciso obrigatoriamente de um smart speaker?

Os smart speakers como Google Nest Amazon Echo com Alexa tornam a rotina em uma casa inteligente ainda mais prática e eficiente, mas não são completamente obrigatórios para desfrutar das facilidades dos outros smart devices, já que eles também podem ser acessados através do smartphone por aplicativos ou com a ajuda da assistente virtual.

Foto: RossHelen/Shutterstock

O que é possível fazer em uma casa inteligente?

Hoje, as possibilidades são enormes! Além de verificar remotamente o funcionamento dos seus eletrônicos inteligentes, ter informações em tempo real do gasto de energia e uso e controlá-los quando e de onde quiser, você também pode apostar na facilidade das rotinas oferecidas pelos smart speakers. É possível, por exemplo, acionar as luzes em intensidade suave, ajustar a temperatura do ar-condicionado, ouvir as principais notícias ou compromissos do dia e ligar a cafeteira com um simples comando de “Bom dia”, tudo antes mesmo de se levantar da cama.

O que acontece se eu ficar sem energia elétrica ou internet?

Se os seus aparelhos forem todos conectados via Wi-Fi, eles utilizarão a rede como canal de contato, que pode ser cortado caso a internet caia. No entanto, mesmo que eles deixem temporariamente de funcionar com os comandos de voz e controle remoto, eles continuarão funcionando normalmente através do acionamento comum. Aqueles que utilizam a conexão Bluetooth podem seguir funcionamento, apenas sem os recursos relacionados à rede, como trazer notícias ou músicas de serviços de streaming.

Já as fechaduras digitais não sofrem tanto com a falta de internet e energia elétrica: elas contam com baterias internas de boa qualidade para que você continue com a casa segura mesmo durante um apagão.

É seguro ter uma casa inteligente? O que acontece com meus dados?

Esse é hoje um dos maiores medos de quem começa a utilizar dispositivos inteligentes, mas você pode ficar tranquilo: a comunicação entre os dispositivos geralmente é mantida criptografada em nuvem e só pode ser acessada com a permissão do administrador, mantendo a sua privacidade. Para evitar a invasão por hackers, o recomendado é criar uma rede de convidados para que seus visitantes não utilizem a rede principal, usar um roteador com firewall integrado, ter um login e senha fortes e fazer as atualizações de software sempre que necessário.

Se você vai ter uma conversa sensível ou não quer que o smart speaker ouça e armazene nenhum comando de voz por um período específico de tempo, basta silenciá-lo – uma opção presente tanto no Google Nest quando nas Amazon Echo com Alexa.

Se você vai ter uma conversa sensível ou não quer que o smart speaker ouça e armazene nenhum comando de voz por um período específico de tempo, basta silenciá-lo – uma opção presente tanto no Google Nest quando nas Amazon Echo com Alexa.

Por Luna Magazine em 14 de julho de 2021